terça-feira, 14 de outubro de 2014

A ÍNDIA - PARTE 1

Índia, oficialmente República da Índia, (em hindiभारत गणराज्यBhārat Gaṇarājya), é um país da Ásia Meridional. É osegundo país mais populososétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão.8 O país faz fronteira com Paquistão a oeste;nota 1 República Popular da ChinaNepal e Butão ao norte eBangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história.9 Quatro grandes religiões —hinduísmobudismojainismo e sikhismo — originaram-se no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e oislamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pelaCompanhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Império Britânico a partir de meados doséculo XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, após uma luta social pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não violenta.10
A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união com um sistema de democracia parlamentar. O país é a décima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundoem PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo;11 no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza,12analfabetismodoenças e desnutrição. Uma sociedade pluralistamultilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de umagrande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário